sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

AZK conquista troféu de Delegação Campeã do 1º Campeonato Calis de Karatê em Penápolis/SP

AZK conquista troféu de Delegação Campeã do 1º Campeonato Calis de Karatê em Penápolis/SP

No sábado, 21 de novembro, o professor de karatê Sensei Edson de Freitas Resende, que faz parte da AZK (Associação Zanon de Karatê), contando com aproximadamente 1200 alunos de karatê em mais de 20 cidades dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, levou onze de seus alunos da região para participar do 1º Campeonato Calis de Karatê, realizada no Ginásio Poliesportivo Gigantão Azul, na cidade de Penápolis/SP.


Sensei Edson uniu forças com seu professor o Sensei Cloudoardo Zanon e demais professores da AZK e com 40 atletas a delegação se sagrou campeã geral do evento, representando a cidade de Urânia.

Sensei Edson levou para Penápolis seus alunos Bruno Nagata Rios, Bruno Takeda Morita, Evandro Toshio Morita, João Pedro Melo Hentz e Júlio César Garcia, de Jales, Anderson, Etyara Mariana Augusto, Jeferson Berceli, Juan Machado e Sergio Gasques, de Urânia e Isadora Pampamim Perez, de Santa Clara D’Oeste.

As categorias foram divididas em novos (faixa branca e amarela), intermediária (faixa vermelha a verde) e especial (faixa roxa a preta), modalidades katá (simulação de luta) e kumitê (luta sem divisão de peso), sendo que das 22 medalhas conquistadas pelos atletas da região, 14 foram de ouro, 5 de prata e 3 de bronze.

As medalhas de ouro foram conquistadas por Anderson Palasio (katá, 18-30 anos, novos), Bruno Rios (2-katá e kumitê até 7 anos, intermediária), Etyara Augusto (2-katá e kumitê, 14-15 anos, especial), Evandro Morita (katá, 31 a 40 anos, especial), Isadora Perez (kumitê, 16-17 anos, intermediária), Jeferson Berceli (2-katá e kumitê, 16-17 anos, novos), João Pedro Hentz (katá, 16-17 anos, intermediária), Juan Machado (kumitê, 14-15 anos, novos), Sergio Gasques (2-katá e kumitê, 31-40 anos, intermediária) e pelo Sensei Edson (katá, 18-30 anos, especial).


As medalhas de prata foram conquistadas por Anderson Palasio (kumitê, 18-30 anos, novos), Bruno Morita (2-katá e kumitê, 12-13 anos, especial), Juan Machado (katá, 14-15 anos, novos) e Júlio Garcia (kumitê, 14-15 anos, intermediária).

As medalhas de bronze foram conquistadas por Isadora Perez (katá, 16-17 anos, intermediária) e Júlio Garcia (katá, 14-15 anos, intermediária) e pelo Sensei Edson (kumitê, 18-30 anos, especial).

O destaque desta vez ficou para o atleta Jeferson Berceli que conquistou duas medalhas de ouro nas categorias katá e kumitê (16-17 anos). “O Jeferson, assim como outros atletas que participaram desta competição, vem treinando firme não apenas nos treinos regulares em Urânia, mas também me acompanha em treinamentos realizados em outras cidades”, comenta o professor que, sempre que pode, ministra treinos extras para os seus alunos que se destacam em competições.


“As medalhas conquistadas nesta competição vem mostrar que nossos atletas têm capacidade de se destacar em qualquer competição em nível nacional, desde que treinem firme”, finaliza Sensei Edson.

Sensei Edson aproveitou ainda para agradecer à prefeitura de Urânia que forneceu uma van para levar os atletas até a cidade de Penápolis/SP. – O esporte amador no Brasil sempre precisa de apoio, seja do poder público ou da iniciativa privada e nas cidades em que ministro treinamentos, o apoio que venho conseguindo das prefeituras, de alguns pais de alunos e mesmo de alguns empresários, tem sido fundamental nas conquistas obtidas – finaliza o professor que ministra aulas de karatê nas cidades de Jales, Urânia, Estrela D’Oeste, Santa Salete, Santa Clara D’Oeste e Aspásia, convidando os interessados a lhe procurarem para uma aula experimental.  Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 99774-9706.

AZK JALES REALIZA EXAME DE GRADUAÇÃO DE FAIXAS EM JALES E EM SANTA CLARA D'OESTE

Sensei Edson Resende realiza Exame de Graduação de Karatê

No último domingo, 08/11/2014, o professor de karatê Sensei Edson de Freitas Resende, 2º Dan, realizou o Exame de Graduação de Faixas para seus alunos da região.


Ao todo 87 alunos realizaram o exame. O professor, que ministra aulas de karatê atualmente para mais de 300 alunos nas cidades de Jales, Urânia, Estrela D’Oeste, Santa Salete, Santa Clara D’Oeste e Aspásia, dividiu-os em duas turmas e realizou o exame na Associação Resende de Karatê, localizada na Rua Nova York, 1375 em Jales e no Salão do Centro de Convivência do Idoso (CCI) em Santa Clara D’Oeste.

O avaliador oficial foi o Sensei Cloudoardo Zanon, árbitro nível internacional pela PKF (Panamerican Karate Federation), faixa preta 5º Dan pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê).

Sensei Zanon elogiou o trabalho realizado na região. “Os alunos de Jales e região treinados pelo Sensei Edson vêm melhorando a cada ano o seu nível técnico, prova disso é o resultado obtido nas finais do Campeonato Brasileiro de Karatê em Joinville no mês de outubro de onde seus alunos voltaram com três medalhas de ouro”, comentou o avaliador.


Por ser o karatê oficial reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), o exame deve ser realizado apenas por alunos que realmente adquiriram o nível técnico exigido. “Não é uma simples cerimônia de troca de faixas. Trata-se de uma avaliação onde apenas os que se mostram realmente preparados e com o devido conhecimento passam para a próxima faixa”, complementa Sensei Zanon.

“Como se trata de um exame de faixa, ou seja, uma avaliação ou prova com possibilidade de reprovação, seleciono entre todos os alunos somente aqueles que possuem o conhecimento e a aptidão para serem aprovados, e acredito que o resultado foi bom, pois todos os 87 alunos obtiveram boas notas em seus exames”, observou Sensei Edson convidando ainda os interessados a lhe procurarem para uma aula experimental.  Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 99774-9706.

Com apoio da família, 2 karatecas da AZK integram Seleção Brasileira em Mundial na Indonésia

Com apoio da família, 2 karatecas da AZK integram Seleção Brasileira em Mundial na Indonésia

Com apenas 17 e 15 anos respectivamente, Diego Pimenta da Silva e Beatriz Trevizani Thihara, karatecas da AZK (Associação Zanon de Karatê), colecionam um extenso currículo em competições em nível Regional, Estadual, Nacional e Internacional e hoje se encontram na Indonésia juntamente com outros atletas da Seleção Brasileira que participarão do Campeonato Mundial de 12 a 15 de novembro.  E para essas conquistas não bastaram o esforço individual dos dois e o apoio de todos os professores da AZK, mas o apoio da família também foi fundamental.

Diego, filho de Márcia Aparecida Pimenta e Nilson Horácio da Silva, começou a treinar karatê com seu tio Sensei Edson de Freitas Resende aos 9 anos, tendo inclusive treinado na região de Jales entre 2011 e 2014 e até hoje já conquistou 150 medalhas em Campeonatos Regionais, Estaduais, Brasileiros, dentre essas 91 medalhas de ouro, além de ter conquistado também 2 medalhas em Campeonatos Sul-Americanos. Diego representará o Brasil neste Campeonato Mundial na categoria kumitê Junior -75kg e atualmente se esforça para conciliar a carreira de atleta com a vida normal de um adolescente que cursa o 2º ano do ensino médio na Escola Eng. Isac Pereira Garcez em Dracena/SP.

Beatriz, filha de Patrícia Ramos Trevizani e Alexander Thihara Beti, tendo ainda como segundo pai Ivan de Oliveira, começou mais cedo no karatê aos 5 anos tendo conquistado até hoje 185 medalhas em Campeonatos Regionais, Estaduais, Brasileiros, dentre essas 140 medalhas de ouro, além de ter conquistado também 2 medalhas em Campeonatos Sul-Americanos e 1 medalha no Campeonato Pan-Americano em Santiago/Chile neste ano. Com muito esforço Beatriz, que representará o Brasil neste Campeonato Mundial na categoria katá cadetes feminino, também vem conseguindo conciliar a carreira de atleta de alto rendimento com o curso do 1º ano do ensino médio no Colégio Objetivo de Tupi Paulista/SP.

Os professores da AZK sempre dão suporte aos alunos que se destacam como Diego e Beatriz, mas para atletas de alto rendimento, além dos treinos de karatê estes precisam também do suporte de outros profissionais fora do dojô. Além disso, os custos para viagens internacionais (passagem, hospedagem e alimentação), mesmo para atletas da Seleção Brasileira, devem ser arcados pelos próprios atletas e assim, além dos professores, os pais também se desdobram para conseguir patrocinadores.

No caso de Diego, o Preparador Físico Gilvan Lemos foi o apoio profissional para o atleta fora do dojô e seus pais, juntamente com seu professor atual Sensei Rafael Nascimbem e os demais professores da AKZ, conseguiram os patrocinadores, além de ter realizado um Costelão no Tacho beneficente possibilitando a viagem do mesmo à Indonésia.

No caso de Beatriz, além do Preparador Físico Gilvan Lemos, ela também conta com a Fisioterapeuta Francislene Monção de Castro, a Nutricionista Laís Silveira e a Psicóloga Isabella Lugan e sua mãe Patrícia, com o suporte dos professores da AZK, conseguiu vários patrocinadores, além de ter realizado a venda de trufas, camisetas e um Yakissoba beneficente que tornaram possível a viagem da atleta até a Indonésia.

Tanto Diego como Beatriz têm um bom motivo para continuarem com os treinamentos de alto rendimento para se manterem na Seleção Brasileira, pois existe uma grande possibilidade do karatê estar presente nas Olimpíadas de Tóquio em 2020 quando eles terão 21 e 20 anos respectivamente, ótimas idades para atletas de alto rendimento obterem melhores resultados.

“Os professores da AZK que ministram aulas de karatê em mais de vinte municípios dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, incluindo vários municípios das regiões de Jales e Santa Fé do Sul, sempre tem se esforçado para ‘lapidar jóias’ assim como o Diego e a Beatriz, entre aproximadamente 1200 alunos que treinam em todas as nossas cidades, mas sem o apoio das famílias e dos patrocinadores este processo de preparação de atletas de alto rendimento fica prejudicado”, complementa o Diretor Técnico da AZK, Sensei Cloudoardo Zanon.

AZK-JALES realiza finais de torneio de karatê em Estrela D’Oeste

AZK realiza finais de torneio de karatê em Estrela D’Oeste

No domingo, 01/11/2015, a AZK (Associação Zanon de Karatê), através do professor de karatê Sensei Edson de Freitas Resende com apoio da Prefeitura de Estrela D’Oeste, realizou as finais do torneio interno de katá dos alunos da AZK no Centro Comunitário de Estrela D’Oeste.  A competição contou com a participação de aproximadamente 150 alunos selecionados entre as mais de vinte cidades em que a AZK está presente nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.


As competições que selecionaram os alunos para as finais ocorreram no dia 20 de setembro para os alunos de Tupi Paulista, Andradina, Três Lagoas, Monte Castelo e Ouro Verde; no dia 26 de setembro para os alunos de Jales, Urânia, Estrela D’Oeste, Santa Salete, Santa Clara D’Oeste, Aspásia, Santa Fé do Sul, Santa Rita D’Oeste, Três Fronteiras e Santana da Ponte Pensa; no dia 27 de setembro para os alunos de Dracena, Paulicéia, Panorama, Adamantina, Lucélia e Flórida Paulista.

O Diretor Técnico da AZK, Sensei Cloudoardo Zanon, idealizou essa competição como forma dos alunos aprimorarem as bases do karatê através do aperfeiçoamento dos kihon’s (fundamentos) e kata’s (simulação de luta). “Os alunos que desenvolvem um bom kihon e um bom kata acabam, por consequência, desenvolvendo-se bem no kumitê (luta)”, observa Sensei Zanon.

O torneio em Estrela D’Oeste contou com a participação de atletas da Seleção Brasileira de Karatê além de vários atletas medalhistas nas finais do Campeonato Brasileiro, o qual ocorreu em Joinville no mês de outubro. Entre eles, João Pedro Mello Hentz e Carlos Eidi Takeda, ambos de Jales.



Sensei Edson agradeceu o apoio da Prefeitura de Estrela D’Oeste que disponibilizou o Centro Comunitário para a realização do evento e que tem sempre apoiado com o fornecimento de transporte para seus alunos poderem participar de competições em outras cidades.

O professor fez questão de agradecer também a Diretora e a Vice-diretora da Escola Francisco Alves de Oliveira que se fizeram presentes na mesa de honra do torneio e que sempre dão total apoio ao seu trabalho no karatê que vem desenvolvendo naquela cidade.

Karatecas da AZK-JALES conquistam medalhas nas Finais do Campeonato Brasileiro em Joinville/SC

Karatecas de Jales conquistam medalhas nas Finais do Campeonato Brasileiro em Joinville/SC

Entre os dias 14 e 18 de outubro atletas de Jales, Urânia e Santa Salete, juntamente com o professor Edson de Freitas Resende, da Associação Resende de Karatê, participaram e conquistaram 3 medalhas de ouro nas finais do Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado na cidade de Joinville/SC.

As finais do Campeonato Brasileiro, organizado pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê), única entidade de karatê oficial reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação – Portaria nº 551 de 10/11/1987) e pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), contaram com a participação de aproximadamente 1700 atletas selecionados entre os melhores de todo Brasil.

Os atletas jalesenses Carlos Eidi Takeda e João Pedro Melo Hentz sagraram-se Campeões Brasileiros na modalidade katá, conquistando a medalha de ouro nas categorias máster e cadetes, respectivamente. O atleta de Santa Salete Guilherme Ferreira dos Santos sagrou-se Campeão Brasileiro conquistando a medalha de ouro na modalidade kumitê, categoria sub-21.

Também foram para Joinville e tiveram uma ótima participação no campeonato o atleta Giovane Sartori Serra de Urânia e o próprio Sensei Edson, como atleta e como técnico oficial credenciado pela CBK.

Os atletas da região classificaram-se para participar dessas Finais do Campeonato Brasileiro em Joinville/SC, após conquistarem medalhas na primeira fase do campeonato realizada entre 24 e 26 de abril na cidade de Foz do Iguaçu/PR.

 “O esforço e a dedicação desses atletas, que tiveram que treinar muito mais do que as horas de treino habituais na academia, foi coroado com as medalhas de ouro conquistadas nesse campeonato oficial de altíssimo nível técnico”, comenta o professor.

“Com quatro alunos nas finais, obtivemos três medalhas de ouro, o que me deixa muito realizado.  O Giovane, devido a uma lesão no punho, teve que ficar mais de quarenta dias sem poder treinar entre a primeira fase e essa fase final, o que prejudicou um pouco sua preparação, mas mesmo assim fez ótimas lutas em Joinville e com certeza adquiriu mais experiência para em 2016 trazer mais conquistas para a nossa região”, complementa Sensei Edson.

O professor sempre lembra também que a participação em competições é uma ótima maneira de colocar em prática os ensinamentos adquiridos durante os treinos na academia.  Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (17)99774-9706.

domingo, 25 de outubro de 2015

A.Z.K Realiza Competição de karatê na Cidade de Santa Salete-SP

AZK realiza competição de karatê na Região

No sábado, 26/09/2015, a AZK (Associação Zanon de Karatê), através do professor de karatê Sensei Edson de Freitas Resende, com apoio da Prefeitura de Santa Salete, realizou uma competição de karatê, modalidade katá, no CCI de Santa Salete.  A competição contou com a participação de 100 alunos das cidades de Jales, Urânia, Santa Salete, Estrela D’Oeste, Santa Clara D’Oeste e Aspásia.
Karatecas da A.Z.K de Jales e Região

A AZK, que conta com professores ministrando aulas de karatê em mais de vinte cidades dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, dividiu todos os alunos de todas as academias em cinco grupos, sendo o grupo que participou da competição em Santa Salete formado apenas por alunos do Sensei Edson.

O Diretor Técnico da AZK, Sensei Cloudoardo Zanon, idealizou essa competição como forma dos alunos aprimorarem as bases do karatê através dos kihon (fundamentos) e dos kata (simulação de luta). “Os alunos que desenvolvem um bom kihon e um bom kata acabam, por consequência, desenvolvendo-se bem no kumitê (luta)”, observa Sensei Zanon.

Os alunos que conquistaram os primeiros e segundos lugares em cada categoria dos cinco grupos formados, classificaram-se para as finais que deverão ser realizadas em uma das seis cidades em que o Sensei Edson ministra aulas.

“Fiquei muito feliz em poder realizar essa competição interna para meus alunos, pois observei que, mesmo os alunos que não obtiveram classificação, deram o melhor de si se esforçando para apresentar um bom katá”, comenta Sensei Edson.

Sensei Zanon e Sensei Edson ainda comemoraram, nesta segunda-feira, a indicação do karatê pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tókio como um dos cinco esportes postulantes nas Olimpíadas de Tókio, em 2020.  A escolha final deverá acontecer nas Olimpíadas do Rio de Janeiro no ano que vem.

“A AZK participou de diversos eventos da campanha em prol do karatê nas Olimpíadas e caso isso se concretize, servirá para fortalecer cada vez mais o karatê esportivo oficial que é ensinado por todos os professores da AZK, incluindo o Sensei Edson na região de Jales”, comemorou Sensei Zanon.

Karatecas da Região de Jales conquistam medalhas e troféus em Tupi Paulista

Karatecas da Região conquistam medalhas e troféus em Tupi Paulista

No domingo, 06/09/2015, os karatecas da região treinados pelo professor de karatê Sensei Edson Resende, participaram do 19ª Torneio Interestadual de Karatê na cidade de Tupi Paulista/SP, conquistando diversas medalhas e troféus. Ocorreram disputas nas modalidades kumitê (luta), katá (luta imaginária) e katá em equipe. A competição, que já é considerada uma das mais importantes da modalidade no interior paulista, foi disputada no Ginásio Municipal de Esportes – “Sebastião Inácio do Amaral”.

No dia anterior, 05/09/2015, Sensei Edson e alguns de seus alunos ainda participaram também em Tupi Paulista de um treinamento de “Shiai Kumitê” ministrado pelo ex-atleta e ex-técnico da Seleção Brasileira de Karatê, o Sensei Geraldo de Paula, bem como de um treinamento de "Técnicas de Arbitragem" ministrado pelo Sensei Takashi Shigeeda, árbitro oficial da CBK (Confederação Brasileira de Karatê) e da PKF (Panamerican Karate Federation).


Participaram do torneio 710 atletas representando delegações de diversas cidades dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Espírito Santo, com a presença de atletas da Seleção Brasileira de Karatê.

Sensei Edson agradeceu às prefeituras de Urânia, Santa Clara D'Oeste e Aspásia que forneceram transporte para os seus atletas da região se deslocarem até aquele município para essa competição.

A organização do evento premiou os atletas medalhistas com camisetas, shorts, além de ter premiado com tablets ou kimonos os campeões das categorias mais disputadas. Na categoria katá em equipe os atletas foram premiados com troféus.

O destaque desta vez ficou por conta do atleta Thiago Hashimoto que foi campeão na categoria 14/15 anos masculino, uma das mais disputadas do torneio. “O resultado obtido pelo Thiago Hashimoto mostra mais uma vez que no karatê, quando o aluno é dedicado, as conquistas inevitavelmente aparecem”, comenta o professor.


A competição premiou ainda as melhores delegações com belos troféus e com prêmios em dinheiro. Com os ótimos resultados obtidos pelos seus atletas, Sensei Edson conquistou para a região o troféu de 2ª melhor delegação do torneio na categoria Masculina e 3ª melhor delegação na categoria Feminina.

O professor ministra aulas na Associação de Resende de Karatê, localizada na Rua Nova York, 1875 em Jales/SP também em Urânia, Estrela D’Oeste, Santa Salete, Santa Clara D’Oeste e Aspásia, convidando os interessados a lhe procurarem para uma aula experimental. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 99774-9706.

Alunos de Karatê participam de competição em comemoração aos 12 anos do programa Escola da Família em Urânia

Alunos de Karatê participam de competição em comemoração aos 12 anos do programa Escola da Família em Urânia

Na manhã do dia 29/08/2015, o professor de Karatê Sensei Edson de Freitas Resende, a pedido dos professores responsáveis pelo programa “Escola da Família” da cidade de Urânia, realizou uma competição (shiai equipe) de karatê na EE “Prof Akio Satoru”, reunindo alunos em idade escolar que treinam karatê em Jales, Urânia, Estrela D’Oeste, Santa Salete e Santa Clara D’Oeste.
O “shiai equipe” foi realizado em comemoração aos 12 anos do programa “Escola da Família” naquela cidade, e contou com aproximadamente 70 alunos, todos treinados pelo Sensei Edson, representando as escolas EE “Dom Artur Horsthuis” (Jales), EM “Prof Elza Pirro Vianna” (Jales), EM "Profª Maria Olympia B Sobrinho" (Jales), Cooperjales (Objetivo/Jales), Colégio XV de Abril (Anglo/Jales), Colégio Ferreira Prado (Jales), EE “Prof Akio Satoru” (Urânia), EMEIF "Pinguinho de Gente" (Urânia), EE “Francisco Molina Molina” (Santa Salete), EE “Pref Antonio Bezerra de Araujo (Santa Clara D’Oeste), EE “Silvio Miotto (Estrela D’Oeste) e EMEF “Francisco Alves de Oliveira (Estrela D’Oeste).

Entre os alunos participantes estava Giovani Sartori Serra de Urânia, que foi medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê (1ª Etapa) realizado na cidade de Foz do Iguaçu/PR entre 24 e 26/04/2015 e que obteve classificação juntamente com outros 3 alunos que treinam com Sensei Edson, para participarem das finais do Campeonato Brasileiro que serão realizadas entre 14 e 18/10/2015 na cidade de Joinville/SC.
“O Giovani vem se destacando não somente pelo seu esforço nos treinamentos, mas também pelo apoio que tem em sua família”, observa Sensei Edson quando lembra que os pais de Giovani, juntamente com outros pais de Urânia e Jales, estão organizando um Bingo Beneficente que será realizado no próximo dia 12 de setembro em Urânia, para arrecadar fundos no intuito de custear os gastos da viagem dos atletas da região que classificaram para as finais do Campeonato Brasileiro.
“Entre meus alunos tenho vários atletas que vêm se destacando em competições a nível regional, estadual e nacional, mas sempre gosto de ressaltar para todos os alunos que o bom karateca não é somente aquele que ganha medalhas em competições, mas sim aquele que leva a sério os treinamentos se esforçando dia a dia para melhorar como praticante, melhorar seu caráter, com respeito a todas as pessoas e disciplina em tudo o que faz”, comenta o professor enfatizando que o karatê também está de portas abertas àqueles que desejam praticar uma arte marcial apenas para manter um bom condicionamento físico, mental e espiritual.

Para finalizar o professor agradeceu aos professores do programa “Escola da Família” de Urânia, bem como à Prefeitura daquela cidade pela oportunidade de realizar a competição. “Como temos várias crianças e adolescentes praticando o karatê, essas ações são muito importantes como incentivo a esse esporte que a cada ano cresce mais na região”, finaliza Sensei Edson.

Atletas de karatê de Jales e Região têm final de semana movimentado

Atletas de karatê de Jales e Região têm final de semana movimentado

No final de semana 15 e 16 de agosto, os atletas de karatê da região treinados pelo Sensei Edson participaram de duas competições de alto nível em São Paulo/SP e em Ribeirão Bonito/SP.

No dia 15/08/2015 em São Paulo/SP, no Ginásio do Ibirapuera foi realizado o Campeonato Paulista de Karatê Escolar, organizado pela Federação Paulista de Karatê contou com a presença de aproximadamente 1200 atletas representando escolas de todo o estado.

Sensei Edson levou para essa competição quatro de seus alunos, sendo eles João Pedro Melo Hentz e Júlio César Garcia de Jales, Gabriel Fernando de Matos Movio de Santa Salete e Giovani Sartori Serra de Urânia. João Hentz participou das disputas no katá masculino, cadetes, 14/15 anos, todas as faixas, tendo conquistado a medalha de bronze, representando o Colégio XV de Abril, Anglo/Jales. Gabriel Movio participou das disputas no kumitê masculino, 12/13 anos, até 4ºkyu, tendo conquistado a medalha de prata representando a Escola Molina de Santa Salete. Giovani e Júlio tiveram ótima participação, mas não obtiveram classificação.

No domingo, 16/08/2015, estes alunos do Sensei Edson que foram a São Paulo/SP juntaram-se a outros 11 alunos de Jales, Urânia, Santa Salete e Santa Clara D’Oeste e participaram do 2ª Campeonato Regional de Karatê na cidade de Ribeirão Bonito, região de Araraquara/SP. Essa competição contou com aproximadamente 250 atletas de várias cidades do estado de São Paulo, tendo sido uma competição de altíssimo nível por contar com vários atletas da Seleção Brasileira de Karatê.

Ao todo, em Ribeirão Bonito, os alunos do Sensei Edson conquistaram 20 medalhas sendo 10 de ouro, 7 de prata e 3 de bronze.

As medalhas de ouro foram conquistadas por Bruno Takeda Morita (katá), Etyara Mariana Augusto (kumitê), Evandro Toshio Morita (katá), Fernanda Eiko de Carvalho Yoshida (katá), Guilherme dos Santos Ferreira (katá), Isadora Pampamim Perez (kumitê), Juan da Costa Machado (katá), Thaysla Vitória Amaes Virgínio (2-kumitê e katá) e pelo Sensei Edson (katá).

As medalhas de prata foram conquistadas por Arthur Ferreira Sanches (kumitê), Etyara Mariana Augusto (katá), Fernanda Eiko de Carvalho Yoshida (kumitê), Gabriel Fernando de Matos Movio (katá), Jeferson Nogueira Berceli (2-kumitê e katá) e Júlio César Garcia (katá).

As medalhas de Bronze foram conquistadas por Arthur Ferreira Sanches (katá), Bruno Takeda Morita (kumitê) e Isadora Pampamim Perez (katá).
Para essa competição de Ribeirão Bonito, Sensei Edson uniu forças com os professores da AZK (Associação Zanon de Karatê) da qual faz parte, tendo a delegação sagrado-se campeã.

A competição também serviu de apoio para a campanha mundial “KARATE INTO THE OLYMPICS”, a qual tenta inserir o karatê como esporte nas Olimpíadas de 2020 que serão realizadas em Tóquio, no Japão.


Sensei Edson agradeceu o apoio da Prefeitura de Urânia que colaborou com o professor em parte do combustível gasto para a viagem a São Paulo/SP, assim como também agradeceu à Prefeitura de Santa Salete que forneceu uma van para levar seus alunos até a cidade de Andradina, onde se juntaram à delegação da AZK para participarem da competição em Ribeirão Bonito.

Alunos de karatê da região conquistam 6 medalhas nos Jogos Regionais

Alunos de karatê da região conquistam 6 medalhas nos Jogos Regionais

Nos dias 23 e 24 de julho de 2015, o professor Edson Resende, que ministra aulas de karatê nas cidades de Jales, Urânia, Estrela D’Oeste, Santa Salete, Santa Clara D’Oeste e Aspásia, levou quatro de seus alunos para participarem como atletas dos 59º Jogos Regionais da 7ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, realizados na cidade de Owaldo Cruz.

Os alunos de Sensei Edson que participaram dos jogos foram João Pedro Melo Hentz, de Jales, Sergio Gasques e Anderson Carlos Palasio de Urânia e Guilherme Ferreira de Santa Salete.  João Pedro conquistou uma medalha de prata na modalidade katá em equipe, Sergio e Anderson conquistam cada um uma medalha de prata na modalidade kumitê em equipe e Guilherme conquistou três medalhas de prata nas modalidades kumitê individual, katá em equipe e kumitê em equipe. 

Os atletas compuseram a equipe da cidade de Lucélia, tendo Sensei Edson atuado como auxiliar técnico da equipe e com as conquistas ajudaram aquela cidade a conquistar o troféu de 2ª melhor equipe dos Jogos Regionais.

“No karatê esportivo, as competições oficiais, tais como Jogos Regionais, Campeonatos Estaduais e Brasileiro, são ótimas oportunidades de se avaliar o nível dos alunos e os resultados obtidos, tanto em nível regional, estadual ou nacional, vêm comprovando que o nível dos atletas da região está cada vez mais alto”, comenta o professor.

Sensei Edson fez questão de elogiar o desempenho dos atletas Sérgio Gasques e Anderson Palasio de Urânia os quais começaram a treinar há menos de um ano e já estão conseguindo destacar nas competições em que participam. “Os casos do Sérgio e do Anderson são ótimos exemplos de que no karatê quando se cria o intuito do esforço, os resultados inevitavelmente aparecem”, finaliza o professor.

O professor sempre lembra que o karatê está também de portas abertas àqueles que desejam praticar a arte marcial como esporte apenas para manter ou melhorar o condicionamento físico e mental, sem a participação em competições, convidando os interessados a lhe procurarem para fazer uma aula experimental. Maiores informações através do telefone (17) 9774-9706.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Professor de karatê de Jales conquista medalha de ouro em Jogos Regionais