II Festival Intermunicipal de Karatê, conta com presença de vários municípios da região; Jales, Santa Salete, Urânia, Palmeira d'Oeste, Aspásia e Estrela d'Oeste.
No sábado, 27 de outubro, a Prefeitura Municipal de Estrela D’Oeste, através do professor de Karatê, Sensei Edson de Freitas Resende, realizou o II Festival Intermunicipal de Karatê no Ginásio Municipal de Estrela D’Oeste.
O torneio contou com a participação dos alunos de karatê da região treinados pelo Sensei Edson e pelos professores que coordena nas cidades de Jales, Estrela D’Oeste, Urânia, Palmeira D’Oeste, Aspásia e Santa Salete. Foram mais de 130 inscrições de atletas nas modalidades kumitê (luta) e katá (simulação de luta). Participaram do festival alunos de karatê do Projeto Sonho Meu Urânia, do Projeto Social de Santa Salete, do Projeto Sacra Jales, do Projeto Ceacad Estrela D'Oeste, do Projeto Social CMDCA de Aspásia da Escola Municipal de Santa Salete da Escola Municipal Pinguinho de Gente Urânia e da
Escola Municipal Francisco Alves de Oliveira "FAO" Estrela D'Oeste.
Na tarde do dia anterior, 26/10/2017, o professor organizou também um festival no mesmo ginásio em Estrela D’Oeste, para dar mais uma vez a oportunidade de participar de uma competição a seus aluninhos do pré e creche que treinam karatê na Escola Municipal Prof. Horizontino Angelucci e na CEMEI – Creche Escola Municipal de Educação Infantil. “Na sexta-feira estiveram presentes 86 alunos que freqüentam as aulas de karatê no ensino infantil de Estrela D’Oeste, tendo sido o festival organizado no horário de aula como atividade extra-sala”, explicou o professor.
![]() |
Sensei Edson agradeceu a Prefeitura de Estrela D'Oeste pela realização do festival, “Sempre repito que as competições são ótimas oportunidades para se colocar em prática os ensinamentos passados durante os treinos e sou muito grato à Prefeitura de Estrela D'Oeste que disponibilizou o Ginásio de Esportes para a realização do festival, além de ter fornecido a premiação aos alunos. O apoio do poder público, de patrocinadores e dos familiares dos alunos é fundamental para
que os atletas possam participar de competições, seja em nível intermunicipal, regional, estadual, nacional ou mesmo internacional”, finaliza o professor, que atualmente tem atletas competindo em nível regional, estadual, nacional e internacional.
![]() |
Entre os dias 18 a 21 de outubro o professor esteve em Belo Horizonte/MG juntamente com seus alunos Diego Pimenta da Silva (também professor de karatê) e Giovani Sartori Serra, de Urânia, onde participaram das Finais do Campeonato Brasileiro de Karatê, tendo Diego, que atualmente faz parte da Seleção Brasileira de Karatê, conquistado a medalha de ouro na categoria kumite Sub-21, além de ter conquistado também uma medalha de bronze na categoria kumitê em equipe Sub-21.
![]() |