quarta-feira, 7 de novembro de 2018

PREFEITURA MUNICIPAL D ESTRELAD'OESTE REALIZA II FESTIVAL INTERMUNICIPAL DE KARATÊ

 II Festival Intermunicipal de Karatê, conta com presença de vários municípios da região; Jales, Santa Salete, Urânia, Palmeira d'Oeste, Aspásia e Estrela d'Oeste.

No sábado, 27 de outubro, a Prefeitura Municipal de Estrela D’Oeste, através do professor de Karatê, Sensei Edson de Freitas Resende, realizou o II Festival Intermunicipal de Karatê no Ginásio Municipal de Estrela D’Oeste.

O torneio contou com a participação dos alunos de karatê da região treinados pelo Sensei Edson e pelos professores que coordena nas cidades de Jales, Estrela D’Oeste, Urânia, Palmeira D’Oeste, Aspásia e Santa Salete. Foram mais de 130 inscrições de atletas nas modalidades kumitê (luta) e katá (simulação de luta). Participaram do festival alunos de karatê do Projeto Sonho Meu Urânia, do Projeto Social de Santa Salete, do Projeto Sacra Jales, do Projeto Ceacad Estrela D'Oeste, do Projeto Social CMDCA de Aspásia da Escola Municipal de Santa Salete da Escola Municipal Pinguinho de Gente Urânia e da
Escola Municipal Francisco Alves de Oliveira "FAO" Estrela D'Oeste.

Na tarde do dia anterior, 26/10/2017, o professor organizou também um festival no mesmo ginásio em Estrela D’Oeste, para dar mais uma vez a oportunidade de participar de uma competição a seus aluninhos do pré e creche que treinam karatê na Escola Municipal Prof. Horizontino Angelucci e na CEMEI – Creche Escola Municipal de Educação Infantil. “Na sexta-feira estiveram presentes 86 alunos que freqüentam as aulas de karatê no ensino infantil de Estrela D’Oeste, tendo sido o festival organizado no horário de aula como atividade extra-sala”, explicou o professor.


Sensei Edson agradeceu a Prefeitura de Estrela D'Oeste pela realização do festival, “Sempre repito que as competições são ótimas oportunidades para se colocar em prática os ensinamentos passados durante os treinos e sou muito grato à Prefeitura de Estrela D'Oeste que disponibilizou o Ginásio de Esportes para a realização do festival, além de ter fornecido a premiação aos alunos. O apoio do poder público, de patrocinadores e dos familiares dos alunos é fundamental para 
que os atletas possam participar de competições, seja em nível intermunicipal, regional, estadual, nacional ou mesmo internacional”, finaliza o professor, que atualmente tem atletas competindo em nível regional, estadual, nacional e internacional.


Entre os dias 18 a 21 de outubro o professor esteve em Belo Horizonte/MG juntamente com seus alunos Diego Pimenta da Silva (também professor de karatê) e Giovani Sartori Serra, de Urânia, onde participaram das Finais do Campeonato Brasileiro de Karatê, tendo Diego, que atualmente faz parte da Seleção Brasileira de Karatê, conquistado a medalha de ouro na categoria kumite Sub-21, além de ter conquistado também uma medalha de bronze na categoria kumitê em equipe Sub-21.




TEAM RESENDE CONQUISTA MEDALHAS NAS FINAIS DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2018.

Karatecas de Jales e Urânia participam das Finais do Campeonato Brasileiro em Belo Horizonte

Entre os dias 18 e 21 de outubro, o professor de Karatê Sensei Edson de Freitas Resende levou para Belo Horizonte/MG seu sobrinho e também professor de Karatê, Diego Pimenta da Silva e seu aluno Giovani Sartori Serra de Urânia para disputarem as Finais do Campeonato Brasileiro de Karatê da CBK (Confederação Brasileira de Karatê) e das Finais do Campeonato Brasileiro Universitário.

O Campeonato Brasileiro, organizado pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê), única entidade de karatê oficial reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação – Portaria nº 551 de 10/11/1987) e pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), é sempre realizado em 5 etapas classificatórias e uma etapa final, que neste ano aconteceu entre 18 e 21 de outubro em Belo Horizonte e Contagem/MG.

Diego Pimenta da Silva foi Campeão Brasileiro, conquistando a medalha de ouro na categoria kumite Sub-21, além de ter conquistado também uma medalha de bronze na categoria kumitê em equipe Sub-21, lutando na equipe de atletas da Seleção da FPK (Federação Paulista de Karatê) nesta categoria.

Giovani Sartori Serra competiu na categoria kumitê Junior, porém não conseguiu classificação para medalha, tendo conquistado a vaga nestas finais após ter sido Campeão na fase Regional do Campeonato Brasileiro em Joinville/SC, assim como o Sensei Edson, que por cursar Pós-Graduação em Educação Física e por ter sido Campeão Universitário no Campeonato Brasileiro Universitário Regional, participou das Finais do Campeonato Brasileiro Universitário, porém também não obteve uma classificação para medalha.

Sensei Edson exaltou a conquista de Diego, observando que seu sobrinho, que faz parte da Seleção Brasileira de Karatê, está entre os melhores atletas da América, lembrando que o mesmo conquistou uma medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano realizado no último mês de agosto.  O professor observa também que sendo o karatê um esporte olímpico, somente com a participação em competições oficiais, como as realizadas pela CBK, atletas brasileiros poderão iniciar a trajetória para ingressarem na Seleção Brasileira e poder disputar uma Olimpíada.

Sensei Edson lembra sempre que o karatê também está de braços abertos àqueles que desejam apenas praticar um esporte para condicionamento físico, mental e espiritual, sem a participação em competições convidando os interessados a lhe procurarem para uma aula experimental. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 99774-9706.
Equipe de karatê da região conquista 5ª colocação em Open Nacional em Três Lagoas/MS

No sábado, 08 de setembro, atletas da região treinados pelo professor de karatê Sensei Edson de Freitas Resende participaram e conquistaram medalhas no 1ª Open Nacional Sensei Takashi Shigeeda em Três Lagoas/MS, voltando para a região com o troféu de Quinta melhor Delegação da competição.

Organizada pelo Sensei Cloudoardo Zanon, Diretor da AZK (Associação Zanon de Karatê) da qual Sensei Edson faz parte, a competição entrou para o Circuito Open Nacional da CBK (Confederação Brasileira de Karatê), contando com aproximadamente 750 inscrições, com a presença de atletas dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo diversos atletas da Seleção Brasileira.  Ao todo a equipe treinada por Sensei Edson conquistou 33 medalhas, sendo 4 de ouro, 14 de prata e 15 de bronze nas modalidades shiai kumitê e katá.

As medalhas de Ouro foram conquistadas por Arthur Francisco M Lima (kata sub-12, até 3º kyu); Lavínia Satomi Miyabara More (katá cadetes, até 3º kyu); Lislei da Silva Junior (kumite sênior, 2º kyu e acima -60 kg) e pelo Sensei Edson (kumitê sênior, 2º kyu e acima -75kg).

As medalhas de Prata foram conquistadas por Carlos Eidi Takeda (katá, máster B, 2ºkyu e acima); Diego Pimenta da Silva (kumitê, sênior, 2ºkyu e acima, -84kg); Fábio Hideo Makino (katá, sub-8, 7º a 6ºkyu); Guilherme F. Matarucco (kumitê, sub-14, até 3ºkyu +50kg); Guilherme Tetsuo Suzuki Novaes (katá, sub-10, 3ºkyu e acima); Kamilly Pietra F da Silva (kumitê, sub-12, até 3º kyu -45kg); Laura Silva (kumitê, sênior, até 3ºkyu -61kg); Lavínia Satomi Miyabara More (kumitê cadetes, até 3º kyu +54kg); Luiz Fernando Lazaro (kumitê, sub-5, todas as faixas); Murilo Silva (katá, sub-10, 5º a 4ºkyu), Paulo Eduardo da Silva (katá, máster C, até 3ºkyu), Pietro Dias Furtado (kumitê, sub-10, 7º a 6º kyu); Rafael Barco Severino (kumitê, sub-14, 2ºkyu e acima -40kg) e Rafael Lucas Lima (kumitê, júnior, até 3ºkyu +68kg).
 
As medalhas de Bronze foram conquistadas por Bruno Takeda Morita (kumite cadete, 2º kyu e acima +63kg); Eduardo de Paula Barbieri (katá, sub-8, 7º a 6ºkyu); Emily Sthefany de Brito (kumitê, sub-12, até 3ºkyu -45kg); Giovani Sartori Serra (kumitê, Junior, 2º kyu e acima, +68kg); Guilherme Tetsuo Suzuki Novaes (kumite sub-10, masc 3° kyu e acima); Isabela F. C. de Oliveira (kumitê, sub-12, até 3ºkyu, -35kg); Júlia Almeida S. de Lima (kumitê, sub-12, até 3ºkyu -45kg); Karleane Santos Pereira (2-katá e kumitê +45kg, sub-14, até 3ºkyu); Miguel Henrique Cesário (kumitê, sub-10, 7º a 6ºkyu); Murilo Silva (kumitê, sub-10, 5º a 4ºkyu); Paulo Rogério Toledo Júnior (kumitê, cadete, até 3ºkyu +63kg); Rafael Barco Severino (katá, sub-14, 2ºkyu e acima); Raí Kauan J. Pereira (kumitê, sub-12, até 3ºkyu -35kg) e Alan Jozala (katá, sênior, 2º kyu e acima).

Sensei Edson aproveitou para agradecer às prefeituras de Estrela D’Oeste e de Urânia que forneceram transporte para seus atletas se deslocarem até a cidade de Três Lagoas/MS, agradecendo também aos pais de seus alunos pelo incentivo dado aos mesmos na participação em competições.

O professor, que ministra e coordena aulas de karatê nas cidades de Jales, Urânia, Estrela D’Oeste, Santa Salete, Santa Clara D’Oeste, Palmeira D’Oeste e Aspásia,  aulas de karatê nas cidades de Jales, Urânia, Estrela D’Oeste, Santa Salete e Santa Clara D’Oeste, convida os interessados a lhe procurarem para uma aula experimental.  Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 99774-9706.

TEAM RESENDE CONQUISTA MEDALHA DE OURO EM CAMPEONATO PAN-AMERICANO

Karateca Jalesense conquista medalha de Ouro em Campeonato Pan-americano


 O karateca Jalesense e também professor de Karatê, Sensei Diego Pimenta da Silva, que ministra aulas em Jales (projeto SACRA), Palmeira D’Oeste e Santa Clara D’Oeste, conquistou uma medalha de ouro no XXIX Campeonato Pan-americano de Karatê 2018, das categorias Sub-14, Cadete, Júnior e Sub-21, que foi realizado entre os dias 20 e 26 de agosto de 2018 no Parque Olímpico da cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Diego é sobrinho e também aluno do professor Edson de Freitas Resende, faixa preta 3º Dan, que atualmente ministra e coordena aulas de karatê nas cidades de Jales, Urânia, Estrela D’Oeste, Santa Salete, Santa Clara D’Oeste, Palmeira D’Oeste e Aspásia.

O Campeonato Pan-americano é um evento oficial organizado pela PKF (Pan American Karate Federation), entidade continental vinculada à WKF (World Karate Federation) que por sua vez coordena em nível mundial o Karatê Esportivo Oficial, responsável inclusive pelo karatê que participará das Olimpíadas de Tóquio em 2020. Sendo assim, o campeonato contou com os melhores atletas da América, tendo se destacado na competição, além dos atletas da Seleção Brasileira, os atletas dos Estados Unidos, Venezuela, México, Chile e Canadá, entre os 20 países participantes.

Diego conquistou a medalha de ouro na categoria Kumitê em Equipe masculino Sub-21, tendo também disputado a categoria Kumitê Individual masculino Sub-21, até 84kg na qual obteve o 5º lugar disputando 3 lutas.


Diego agradeceu o apoio que vem obtendo de seu professor e tio, “Acreditem no seu professor, o Sensei Edson, eu fui o primeiro aluno dele a conquistar uma medalha de ouro em um Pan-americano, mas não quero ser o único, na verdade quero ir além ainda e deixo um recado a cada aluno, cada criancinha que treina com ele, se você tem um sonho de conquistar algo na vida, foque nesse objetivo e faça esse objetivo já realidade em sua mente que a conquista será obtida, seja dentro ou fora do karatê”, comentou Sensei Diego após a conquista do ouro.

A experiência de Diego em competições internacionais só vem aumentando, pois seu currículo já conta com uma medalha de bronze no Campeonato Sul-americano de Karatê realizado em Lima, no Peru em 2012; uma convocação pela CBK para compor a Seleção Brasileira que participou do Campeonato Mundial na Espanha realizado na cidade de Guadalajara em 2013; uma medalha de bronze no Campeonato Sul-americano em Sucre na Bolívia, em 2014; uma participação no Campeonato Pan-americano realizado em Lima no Peru em 2014; e uma participação no Campeonato Mundial de Karatê realizado em Jacarta na Indonésia em 2015.

Sensei Edson observa que no Brasil o esporte amador não recebe o incentivo financeiro necessário e, em casos como o do Diego, o atleta deve ser responsável pelos gastos com passagens, traslados, alimentação e muitas vezes com a estadia também, o que dificulta muito a participação em campeonatos internacionais, lamentando o fato de Diego não ter conseguido participar do Campeonato Mundial na Espanha em 2013 por falta de recursos financeiros.

Após o Campeonato Pan-americano, no dia 26/08/2018, ainda no Rio de Janeiro/RJ, Sensei Edson participou também do Open Nacional Vasco da Gama, competição oficial da CBK (Confederação Brasileira de Karatê) conquistando a medalha de bronze na categoria Kumitê Sênior Masculino, -75kg, enfatizando que mesmo como professor procura manter sempre a participação em atividades externas como treinamentos, cursos e competições, de modo a garantir a continuidade do crescimento nesta arte marcial e poder sempre atualizar a transmissão de conhecimento aos seus alunos.

O professor lembrou mais uma vez que mesmo se tratando o karatê esportivo oficial, sua academia está de braços abertos também àqueles que desejam apenas praticar um esporte para condicionamento físico, mental e espiritual, sem a participação em competições convidando os interessados a lhe procurarem para uma aula experimental. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 99774-9706.